PROJETO: APRENDER TABUADA BRINCANDO




PROJETO: APRENDER TABUADA BRINCANDO- A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
ESCOLA ESTADUAL OCTACÍLIO FAUSTINO DA SILVA
2017














PROJETO: APRENDER TABUADA  BRINCANDO- A TABUADA ESTA EM TUDO















Corumbá,Junho de 2017









PROJETO: APRENDER TABUADA  BRINCANDO



PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 3º AO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL





DIREÇÃO: Antonio Cesar Coelho Assad
DIRETORA ADJUNTA: Noelha Maria de Souza Novaes


COORDENAÇÃO: Paulo Cesar de Souza e Yeluska Alavrenga de Lima Araújo



Autores do Projeto: Direção e Progetec




           JUSTIFICATIVA

          O presente projeto está sendo desenvolvido porque foi observado nos resultados de diagnósticos realizados pela coordenação pedagógica com os alunos  do 3° ao 6° ano do ensino fundamental, e foi diagnosticado que os alunos têm bastante dificuldades com relação à tabuada e cálculos, chegando a um índice muito elevado de alunos por turma. Durante esse projeto espera-se despertar o interesse dos mesmos para a necessidade de apreensão e compreensão das tabuadas nas quatros operações fundamentais, aprender não só tabuada, mas a sua aplicação em problemas envolvendo atividades do nosso dia-a-dia, de modo a melhorar seu raciocínio matemático.



FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

          É percebível que os jogos não constituem a aprendizagem em si, mas é um excelente meio que permite o diagnóstico, a intervenção e até mesmo a transmissão de conteúdos conceituais e procedimentais sem que o educando perceba.

          Assim acredita-se que através de jogos é possível desenvolver o conhecimento matemático, onde o educando possa interagir com esse conhecimento, uma vez que constituem também um meio de transmitir mensagens capazes de resgatar a autoestima, os valores como solidariedade, responsabilidade, disciplina, autoconfiança, auto aceitação, tolerância, concentração e alegria, podendo com isso levar os alunos a mudar de atitude em relação à matemática, de maneira a desfazer o difundido “mito da matemática para poucos” e de a “capacidade cognitiva para a matemática ser inata” (TP3, pag.56).

          Mednick (1983, p. 21 “Os jogos como incentivo ao aprendizado”) também afirma que se não há atividade sem o Lúdico, a motivação através da Ludicidade parece ser uma boa estratégia no auxílio da aprendizagem, é evidente que precisamos de ambas as coisas, aprendizagem e motivação para o desempenho de uma tarefa. A motivação sem aprendizagem redundará, simplesmente, numa atividade às cegas: aprendizagem sem motivação resultará, meramente, em inatividade como o sono.

          Tendo tais conceitos em mente, esse projeto pretende envolver os alunos nos conceitos matemáticos estudados a partir de atividades lúdicas, com o objetivo de motivá-los a estudar matemática, a fim de tornar mais fácil e divertido o aprendizado dos mesmos.






           OBJETIVO GERAL



           O projeto tem o intuito de redirecionar a relação do aluno com os conceitos matemáticos, no sentido de que ele tenha participação ativa na construção dos mesmos, de modo a interpretar e resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução e indução, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, instrumentos tecnológicos disponíveis. Buscando sempre desenvolver o potencial dos nossos alunos, estaremos realizando atividades lúdicas e diferenciadas, como a utilização da Lousa Digital envolvendo as quatro operações.



   OBJETIVOS ESPECÍFICOS



·          Estimular o aluno a estudar a tabuada e a usar o cálculo em sala de aula;       

·         Trabalhar questões do nosso dia-a-dia para despertar no aluno a busca das respostas;

·         Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;

·         Exercitar técnicas de cálculo mental com números naturais;

·         Efetuar as operações: adição, subtração, multiplicação e divisão;

·         Resolver problemas que envolvam os vários significados de cada uma das quatro operações;

·         Despertar os alunos para compreensão de conteúdos através de jogos.

·         Realizar atividades lúdicas e diferenciadas, como vídeos estimuladores sobre o tema.

·         Preparar competição na Lousa Digital entre os alunos,envolvendo premiações( caixa de bombom)



                METODOLOGIAS 

·         Preparar uma avaliação diagnóstica para verificar o conhecimento dos alunos;
·         Visualizar videos cantados que auxilia no aprendizado do aluno;
·         Elaborar desafios matemáticos;
·         Propor exercícios que envolvam as operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão.

·         Realizar atividades lúdicas, como: realizar atividades e desafios com as quatro operações utilizando a Lousa Digital

                AVALIAÇÃO

           As avaliações serão constantes no decorrer do projeto, através das observações diárias pelos professores aplicadores do projeto onde deverão mapear e acompanhar o pensamento dos alunos sobre noções matemáticas em registros e através do desenvolvimento dos mesmos quanto à realização de cálculos e capacidade de lidar com situações-problema. Além disso, será verificado o envolvimento dos mesmos em relação ao trabalho em grupo, levando em consideração o interesse e a participação pelos trabalhos desenvolvidos na sala de aula e conseguir manusear a Lousa Digital na Sala de Tecnologia de nossa Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva,para um melhor aprendizado de forma lúdica. Espera-se que após a realização de todas as etapas do projeto os alunos possam ter menos dificuldades para realizar a atividades envolvendo a multiplicação e o recurso da tecnologia.



BIBLIOGRAFIA





AGUIAR, J. S. Jogos para o ensino de conceitos: Leitura e Escrita na pré-escola.

Papirus Editora, 1999

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de (org). 2000. Educação infantil: muitos









_____________________                                 _____________________
Antonio Cesar Coelho Assad                          Noelha M.de Souza Novaes
Direção                                                               Diretora Adjunta



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Paulo Cesar de Souza
Coordenador


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Yelluska Alvarenga Lima de Araújo
Coordenadora




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Elaine Corvalan
PROGETEC



Corumbá
2017

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